21 3181-4408

21 99359-2005

Tendências do mercado imobiliário em 2021

Tendências do mercado imobiliário em 2021

Com as incertezas impostas pela pandemia do novo coronavírus superadas, especialistas do mercado imobiliário apontam uma tendência de recuperação consistente do setor e enxergam um ciclo de crescimento sustentado de vendas e lançamentos para o ano de 2021.

Os empreendimentos do futuro contemplarão as necessidades criadas pela crise, ajustando a divisão e oferecendo mais espaço interno nas unidades residenciais, assim como revendo a disponibilidade de áreas para uso em comum dos empreendimentos verticais.

Crescimento de lançamentos de imóveis
2021 deve ser um ano positivo para a construção civil no Brasil. A expectativa é que as incorporadoras e construtoras facilitem ainda mais o acesso aos imóveis, com menos burocracia e documentos necessários, e digitalização das vendas.

Captações imobiliárias
Segundo informações da Agência Brasil, o mercado financeiro acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) terá um encolhimento de 5,52% em 2020.

Entretanto, a previsão para 2021 é interessante. A estimativa é de um aumento de 3,50%. Sendo que em 2022 e 2023 a expectativa também é de alta.

Novos investidores
Já que os fundos mais tradicionais não estão rendendo tanto lucro como antes, muitos investidores de ações irão migrar para a compra de imóveis.

Além disso, o perfil dos comprados também está mudando, com jovens com idades entre 30 e 35 anos à procura de imóveis, principalmente aqueles próximos de metrôs.

Queda taxa SELIC
Além disso, a taxa Selic – taxa básica de juros da economia brasileira, está em 2% e poderá sofrer ainda mais cortes nos próximos meses. O índice é uma responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Para 2021, o relatório Focus indica que a previsão é de a Selic ficar em 2,75%.

Posts relacionados

Prefeitura de Saquarema disponibiliza retirada da Certidão Negativa Imobiliária

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e...

Continue lendo

Governo determina que se preserve um mínimo existencial para os superendividados equivalente a 25% do piso nacional

O governo federal...

Continue lendo

Venda de imóveis no Rio fecha primeiro semestre do ano com queda de 10,7%

O mercado imobiliário do Rio de Janeiro fechou o primeiro semestre de 2022 com queda, que se...

Continue lendo