Prefeitura do Rio reduz IPTU de mais de 60 mil imóveis
A Prefeitura do Rio de Janeiro reduziu o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 60.705 imóveis. Essas construções tiveram o imposto aumentado, na última administração municipal, por causa do acréscimo de área construída.
A medida da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento significa uma redução média de 29%, ou seja, cerca de R$ 821 na cobrança de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo (TCL). A redução representa uma queda de R$ 50 milhões na arrecadação anual do município.
A maioria das construções beneficiadas pela medida ficam nas zonas Norte e Oeste. Os contribuintes mais beneficiados com a mudança moram nos bairros do Engenho Novo (redução média de 60%); Campo dos Afonsos (58%), Magalhães Bastos (43%), Padre Miguel (38%) e Jardim Carioca (37%).
O desconto para o contribuinte começa a valer já no carnê deste ano.
Para fazer o cálculo, o município irá usar a idade original do imóvel para a área acrescida, o que poderá levar a descontos de até 50% do valor venal.
Cano de vida do imóvel corresponde a um desconto de 1% no valor venal, limitado ao máximo de 50%. Ou seja, uma casa com 10 anos de construção tem 10% de desconto; enquanto uma casa com 76 anos, tem 50% (limite máximo).
Fonte: G1.RJ