21 3181-4408

21 99359-2005

Novo golpe exige pagamento de IOF para liberação de empréstimo

Novo golpe exige pagamento de IOF para liberação de empréstimo

A Receita Federal alerta para um novo tipo de golpe que está sendo aplicado com o nome da instituição: uma notificação postal falsa, em que é exigido o pagamento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), relativas a crédito, câmbio e seguros, ou títulos e valores mobiliários para desbloqueio de valores de empréstimo em instituição financeira.

Ao negociar um empréstimo ou financiamento com banco, o cliente recebe pelos Correios uma notificação falsa cobrando o IOF, supostamente emitida pela Receita Federal. O documento, com dados bancários para depósito e uma assinatura falsa, alega que o crédito só será desbloqueado a partir do pagamento do imposto.

O recolhimento do IOF, porém, é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), e a cobrança é efetuada pela própria instituição financeira que concede o crédito. Dessa forma, trata-se de um golpe. A Receita Federal jamais fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência.

Em caso de dúvidas, envie uma denúncia à Ouvidoria do Ministério da Economia, pela internet, clicando aqui.

Os indivíduos que tentam se passar por servidores da Receita Federal para aplicar o golpe serão investigados e poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, além dos danos causados à imagem da instituição e ao servidor indevidamente envolvido.

Fonte: Extra

Posts relacionados

Prefeitura de Saquarema disponibiliza retirada da Certidão Negativa Imobiliária

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e...

Continue lendo

Governo determina que se preserve um mínimo existencial para os superendividados equivalente a 25% do piso nacional

O governo federal...

Continue lendo

Venda de imóveis no Rio fecha primeiro semestre do ano com queda de 10,7%

O mercado imobiliário do Rio de Janeiro fechou o primeiro semestre de 2022 com queda, que se...

Continue lendo