Não possuo a escritura, e agora?
Muitas pessoas ao negociar um imóvel acreditam que basta o contrato de compra e venda de imóvel, ou a sua promessa de compra e venda, para concretizar o negócio, garantindo assim a transferência da propriedade. A falta de escritura é um dos motivos mais recorrentes para que um imóvel fique irregular. Para quem não sabe, a escritura, é documento que regulariza o imóvel mostrando quem é o proprietário — e precisa ter registro em cartório.
Se o seu imóvel não tem esse documento, você pode ter alguns problemas, podendo até perder a posse do imóvel. Mas acalme-se! Existem maneiras de resolver esse tipo de situação.
Uma das formas é encontrar os antigos donos desse imóvel. Nesse caso, você pode convencê-los a fazer a escritura com você. Além de precisar da presença dos proprietários antigos do imóvel, você precisa também levar um título de compra para comprovar esse negócio e conseguir registrar o imóvel. Esse documento é importante porque serve como um protocolo que o cartório vai usar para registrar o imóvel como existente.
Caso não encontre os antigos donos você precisará procurar a justiça para registrar sua propriedade. O mais comum é utilizar uma ação por usucapião para regularização do imóvel. Apesar do nome difícil esse tipo de processo é bem simples: você precisa provar que mora naquele local há mais de cinco anos. Pode ser por foto, contas antigas ou alguém que possa testemunhar isso por você.
Todo esse processo pode demorar por volta de um ano e é necessário o auxílio de um advogado especializado. Portanto, se você estiver com dificuldades em relação a esse tipo de situação, pode entrar contato com a gente. A equipe da Sindmaster Jacarepaguá estará à sua disposição.
Participe da discussão