Associação alerta para cuidados com elevadores durante temporada de chuvas
A temporada das fortes chuvas de verão estão se aproximando, e com elas vêm também os alertas de cuidados para evitar riscos. Segundo associação, os síndicos e moradores de condomínios devem ficar atentos ao uso de elevadores, para evitar prejuízos financeiros e garantir a segurança dos usuários.
O alerta é da Associação Brasileira das Empresas e Elevadores (Abeel), que divulgou dicas e orientações de precaução:
“Nossa preocupação é de sempre informar e esclarecer prestando serviços. O elevador é o meio de transporte mais importante, universal e comum em nossa sociedade. É seguro, mas exige cuidados como qualquer outro equipamento” – afirmou Marcelo Braga, presidente da Abeel e do Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).
Dicas e orientações
Segundo a Abeel, os síndicos devem solicitar aos condôminos que escorram o excesso de água de guarda-chuvas e capas antes de entrar nos elevadores. A medida é para evitar danos aos equipamentos elétricos do transporte.
Além disso, antes de apertar qualquer botão, é preciso secar as mãos, já que os componentes eletrônicos podem estragar e até gerar descargas elétricas em contato com a água.
Durantes fortes chuvas, recomenda a Abeel, o ideal é evitar os elevadores devido a possibilidade de quedas de energia nas edificações. Dessa forma, o condômino não corre o risco de ficar preso no elevador por minutos ou até mesmo horas.
Outras recomendações da Abeel são:
– Redobre a atenção em portarias e garagem do prédio para evitar que a água das chuvas escorra para o poço do elevador;
– Se entrar água no poço, caixa de corrida, ou cabina do elevador, envie o equipamento para o último andar do prédio e desligue a chave geral;
– Seque as áreas inundadas de acordo com a orientação do técnico de manutenção;
– O elevador só pode ser religado para funcionar novamente quando o técnico autorizar;
– Verifique se está tudo em ordem na casa de máquinas, principalmente se não há infiltrações e janelas abertas durante as chuvas, para evitar a infiltração de água e danos aos equipamentos (motor e quadro de comando);
– Em caso de passageiro preso no elevador, informe o responsável e aguarde o resgate, que deve ser feito somente pela equipe técnica de manutenção ou pelo Corpo de Bombeiros.
Com informações da Abeel